Instituída Câmara de Mediação de Conflitos na UFMS

A Universidade conta com mais um instrumento para aprimorar a convivência saudável no âmbito institucional, a Câmara de Mediação de Conflitos. Com ferramentas de escuta, acolhimento, diálogo e restauração das relações humanas, o intuito é levar os envolvidos em conflitos internos ou interpessoais, surgidos em razão das atividades acadêmicas e administrativas, a resolverem as divergências da melhor forma possível.

De acordo com o corregedor da UFMS, Kleber Watanabe Cunha Martins, a mediação é um processo pacífico de resolução de conflitos, uma medida preventiva que possibilita uma comunicação mais produtiva do que no processo punitivo. “É um espaço de diálogo dos princípios éticos aplicados a situações concretas, espaço de articulação. É uma prática confidencial, voluntária e de curta duração. No âmbito do poder judiciário a audiência de conciliação e mediação já é obrigatória desde 2015. Este assunto é novo, mas algumas universidades já implantaram recentemente este procedimento. A Câmara também constitui uma boa prática de governança e fomento à integridade institucional, sendo um dos objetivos do Programa de Integridade da UFMS: o comprometimento da alta administração em ações destinadas à prevenção de desvios éticos”, informou.

Para maiores informações, clique na imagem abaixo: