Estão abertas as inscrições para Programa Vale Universidade – Processo Seletivo 2022

Postado por: Marcela Elisa Bertin

Estarão abertas até o dia 22 de fevereiro as inscrições para o Processo Seletivo do Programa Vale Universidade do Governo de Mato Grosso do Sul. São ofertadas vagas para estudantes de todos os Cursos da UFMS.

O Programa Vale Universidade tem como objetivo dar oportunidade para o acadêmico universitário de baixa renda aprimorar a sua formação profissional, mediante concessão de benefício social, composto pelo custeio financeiro e formação profissional, por meio de estágio.

Os estudantes que se inscreverem e forem habilitados devem ficar atentos às regras de habilitação descritas na RESOLUÇÃO SEDHAST Nº 283, DE 5 DE JANEIRO DE 2022, disponível em https://www.sedhast.ms.gov.br/wp-content/uploads/2022/01/RESOLUCAO-DO10726_10_01_2022.pdf, principalmente sobre o que dizem os Arts. 2º, 3º, 4º, 5º, 6º, 7º, 9º e 10º, seus incisos e parágrafos, sob pena de serem desclassificados caso não observem todos os requisitos.

Em caso de seleção, o acadêmico deve realizar estágio com carga horária de 20 horas semanais, em jornadas de quatro horas diárias no período matutino ou vespertino, compatíveis com o horário escolar, nas instituições indicadas pela Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast).

Inscrições podem ser feitas pelo site Sedhast de 24 de janeiro 22 de fevereiro, por meio do link https://www.sedhast.ms.gov.br/programa-vale-universidade/.

Entre os principais requisitos para inscrição no Vale Universidade estão:

• Possuir renda individual igual ou inferior a dois salários mínimos e meio vigente;
  • Possuir renda familiar mensal não superior a quatro salário mínimos vigente; (IMPORTANTE: A renda considerada é a renda bruta.)
  • Estar matriculado nos cursos de graduação presencial, em Instituição de Ensino Superior conveniada ao Programa;
  • Ter frequência regular de, no mínimo, 75% (setenta e cinco por cento) das aulas em cada semestre/ano letivo;
  • Não possuir outro curso de graduação de nível superior;
  • Ter residência fixa no Estado de Mato Grosso do Sul há mais de 2 (dois) anos;
  • Não ser beneficiado por qualquer outro tipo de benefício remunerado ou de auxílio financeiro, com a mesma finalidade deste Programa;
  • Não ter registro de reprovação de qualquer disciplina na data de inscrição e convocação pelo Programa;
  • Não possuir, simultaneamente, outro membro da família beneficiado por este Programa;
  • Estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal;
  • Comprovar a inscrição de todos os membros que compõem o núcleo familiar no Cadastro de Pessoas Físicas do Ministério da Fazenda (CPF).

Após o período de inscrição será realizada a classificação preliminar dos candidatos. Os nomes dos pré-selecionados serão divulgados pela Sedhast, nos meios de comunicação, nas instituições de ensino superior e no Diário Oficial do Estado. Quem for pré-selecionado deve comparecer no dia, hora e local designados, apresentando a documentação exigida pela RESOLUÇÃO SEDHAST Nº 283, DE 5 DE JANEIRO DE 2022.

No site da Sedhast, http://www.valeuniversidade.ms.gov.br/portal/login, os candidatos podem acompanhar todas as publicações sobre o processo de inscrição e seleção.

Eventuais dúvidas podem ser esclarecidas pelo PVU, por meio do e-mail processoseletivopvu@sedhast.ms.gov.br ou pela Secretaria de Desenvolvimento Profissional – SEDEPE/DIIEST/PROAES/UFMS, por meio do e-mail estagio@ufms.br ou telefones e WhatsApp (67) 3345-7915 / (67) 3345-7994.