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Respeitando o estudante com Transtorno Desintegrativo da Infância

Para entender a pessoa que tem uma deficiência, é preciso enxergar a pessoa e não a sua deficiência.”

Transtorno Desintegrativo da Infância

Também conhecido como Síndrome de Heller ou psicose desintegrativa, é uma condição rara em que crianças que tiveram um desenvolvimento aparentemente normal, com pelo menos 2 anos de idade, sofrem uma perda significativa de habilidades sociais, de linguagem e motoras. Este transtorno é caracterizado pela regressão em habilidades previamente adquiridas, o que o diferencia de outros transtornos do desenvolvimento, como o Transtorno do Espectro do Autismo. 

Dicas de interação

Algumas estratégias que podem favorecer a comunicação e facilitar a execução de atividades do(a) estudante com Síndrome de RETT:

– procurar conhecer melhor o(a) acadêmico(a), conversando com ele(a) e sua família;
– sempre que possível utilizar  linguagem literal e direta, mais facilmente compreendida que expressões e frases que tenham sentido figurado;

– incentivar para que ele(a) desenvolva habilidades de organização em seus estudos

– disponibilizar materiais de apoio e os materiais (slides, textos por exemplo) utilizados em sala de aula previamente ao estudante auxiliam na sua organização para a melhor compreensão dos conteúdos;
– sempre que possível apresentar gradativamente conteúdos mais complexos iniciando pelos aspectos mais simples;

– as atividades em grupos podem facilitar a interação social, mas busque respeitar as particularidades de cada estudante

– não tenha receio de conversar e conhecer o(a) estudante; só assim poderá auxiliá-lo nas atividades acadêmicas.

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