Políticas afirmativas na pós-graduação são discutidas em seminário

Nesta terça-feira, 6, foi aberto o 1º Seminário Nacional de Políticas Públicas Afirmativas na Pós-Graduação em Educação – Marco Zero. Durante dois dias, estudantes de graduação e pós-graduação, professores, técnicos-administrativos e pesquisadores de instituições de ensino superior e membros da comunidade externa reúnem-se no Auditório Marçal de Souza Tupã-Y, na Cidade Universitária, para debater o projeto Políticas afirmativas na pós-graduação stricto sensu em educação: acesso, permanência e titulação.

Em nome do reitor Marcelo Turine, cumprimento todos quer participam desse Seminário e desejo bom início de evento em especial os envolvidos na organização. No dia 3 de julho, foi instituída a Política Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes) pelo Ministério da Educação. Em seu primeiro artigo, ela prevê, agora, recursos orçamentários para beneficiar estudantes matriculados em programas presenciais de mestrado e doutorado. Antes, pelo decreto, isso acontecia apenas para estudantes de cursos presenciais de graduação. Com isso, poderemos conceder auxílios diretos, como os de permanência, moradia, creche, alimentação. São dez programas para que possamos cuidar melhor e favorecer mais a permanência dos estudantes nas universidades. Considero a política um grande avanço, pois antes os estudantes que ingressavam e concluíam a graduação graças a esses benefícios, não tinham a opção de continuar seus estudos na pós-graduação”, disse o pró-reitor de Assuntos Estudantis (Proaes), Albert Schiaveto.

Para mais informações, clique aqui.