Orientações – Urgências e Emergências

Orientações sobre as ações necessárias diante de situações que envolvam emergência em saúde física (ferimentos, quedas, adoecimento, etc.) e saúde mental, considerando orientações básicas sobre o fluxo de atenção.

 

Informações preliminares:

A Universidade não conta com serviços de atendimento de Urgência e Emergência, sendo os encaminhamentos realizados para a Rede de Atenção à Saúde do município, obedecendo o Sistema de Regulação próprio do Sistema Único de Saúde.

O socorro à pessoa em risco deve ser o mais direto possível, pois o mais importante é contatar o serviço que irá prestar socorro. No momento da ocorrência, a prioridade é garantir a segurança e a vida da pessoa em situação de emergência. Após executadas as ações devidas, poderão ser informados familiares ou setores da Universidade.

 

O que fazer em cada situação:

Saúde física: Em casos que envolvam saúde física, como desmaios, crises convulsivas, acidentes, ferimentos, intoxicação, etc., as ações devem seguir o contato com o Serviço Móvel de Urgência – SAMU (192) em quadros mais graves, sendo que, em situações de menor intensidade, a pessoa deve ser conduzida para a Unidade de Pronto Atendimento mais próxima ou para Unidade Básica de Saúde. As unidades de atenção à saúde de referência para a Universidade encontram-se relacionados no Anexo I deste documento.

Nos casos em que a pessoa possua algum plano de saúde, deverá ser conduzida para as unidades de atenção à saúde de referência para seu plano.

Saúde mental: Em casos relacionados à saúde mental, as ações devem seguir as instruções do Protocolo de Atenção à Saúde Mental, que orientam que seja acionado:

  1. SAMU (192) para os casos em que a pessoa precise de atendimento médico, por exemplo, há indício de intoxicação, ferimentos ou está desacordada; ou
  2. Corpo de Bombeiros (193) se a pessoa estiver ameaçando se matar ou com atitudes que sugiram risco de vida (por exemplo, está em um lugar alto ou trancada sem querer sair ou sem responder); também em situações em que a pessoa apresente comportamento de agitação intensa, agressividade física ou verbal em que precise ser contida; ou
  3. Polícia Militar (190) para situações em que uma pessoa esteja armada e pretenda atentar contra a própria vida e/ou de terceiros.

Mais informações sobre a atenção à saúde mental dos estudantes e servidores da UFMS podem ser obtidas no link https://saudemental.ufms.br/.

 

Seguro coletivo contra acidentes pessoais a estudantes da UFMS:

A concessão de seguro aos estudantes de graduação e de pós-graduação Stricto Sensu da UFMS está regulamentada pela resolução nº 234, de 7 de novembro de 2019.

Esta concessão de seguro abrange estudantes que realizam estágio supervisionado curricular e obrigatório e/ou cursam disciplinas que envolvem atividades em hospitais, ambulatórios, laboratórios e práticas de campo, previstas no Plano de Ensino, sendo que é responsabilidade da Unidade da Administração Setorial o encaminhamento à Proaes, mediante solicitação desta antes do início de cada semestre letivo, das informações relativas à identificação da disciplina/curso e período, identificação do estudante, locais onde ocorrerão as práticas e justificativa da exposição dos riscos físicos, biológicos e/ou químicos decorrentes das atividades.

Todas as informações a respeito do seguro estão de forma pública em nossa página https://estagio.ufms.br/, na aba “Seguro”.

A cópia da apólice está disponível em nossa página, no endereço https://estagio.ufms.br/seguro-orientacoes-gerais-sobre-sinistro/, link “Cópia da Apólice Vigente”. Também no mesmo endereço estão todas as garantias e capitais segurados;

O serviço é disponibilizado via telefone: 800 603 2825 e o atendimento é 24h, conforme consta também na página https://estagio.ufms.br/seguro-orientacoes-gerais-sobre-sinistro/.

Ocorrido o sinistro coberto pelas garantias contratadas pela UFMS, o estudante deve entrar em contato com a seguradora, por meio do telefone acima;

A seguradora analisa cada caso e não há um protocolo único. Portanto, a orientação é contatar a seguradora, que informará quais documentos serão necessários para a cobertura do sinistro ocorrido.

Unidades de Atenção à Saúde