INFORMATIVO PASSE DO ESTUDANTE – UFMS 2021

Postado por: Larissa Marques de Souza

Para realização do cadastro ou recadastramento do Passe do Estudante, os acadêmicos, a partir do dia 16 de dezembro, poderão entrar no site Passe Capital (http://passe.campogrande.ms.gov.br/), fazer o cadastro, gerar o protocolo, imprimir, assinar e enviar este protocolo à Diase pelo sistema de Seleção (https://selecao.ufms.br/).

Não será mais necessária a entrega presencial do documento e do cartão, apenas acompanhar o Sistema de Seleção para verificar se o documento foi aceito ou não.

O benefício é válido para o município de Campo Grande e destinado apenas aos estudantes de graduação que estiverem devidamente matriculados e que morem a uma distância igual ou superior a dois quilômetros da Cidade Universitária.

Para obter o benefício, agora é obrigatório o estudante ter seu próprio CPF. Já, a foto digital, será necessária para os beneficiários que estiverem realizando o cadastro no sistema  do Passe do Estudante pela primeira vez ou quando solicitado pelo sistema.

Sobre a Foto digital

1 – acessando o aplicativo Peg Fácil (pelo smartphone) ou no site do Passe Capital (pelo computador), o aluno informará o número do seu CPF e enviará uma foto de acordo com os critérios exigidos. Após receber a confirmação do recebimento de sua foto, o aluno poderá dar início ao preenchimento do seu cadastro.

2 – A foto digital (formato jpg ou jpeg) deverá respeitar alguns critérios: o aluno não deverá utilizar óculos escuros, boné, boina, chapéu e/ou outros adornos que impeçam sua perfeita identificação. A foto deve ser frontal ao rosto com resolução mínima de 350 DPI e utilizar fundo branco.

Atenção: Caso a foto não atenda às exigências previstas, a mesma não será aceita e o aluno deverá enviar uma nova foto.

Sobre o CPF

1 – Para o aluno que não possui CPF, saiba que a solução é simples, basta que ele se dirija a qualquer  Agência dos Correios, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal ou da Receita Federal, e faça o  documento, que é emitido na hora.

Solicitando o benefício:

1 – Para alunos novos ou que utilizaram o benefício em anos anteriores a 2020, com seu CPF em  mãos, o próprio estudante ou responsável deverá dirigir-se a um Terminal Urbano de Transbordo ou à Central  de Atendimento do Consórcio Guaicurus, situada à Rua Visconde de Taunay, 318, no bairro Amambai.  Nestes locais, o estudante poderá realizar o pagamento da Guia de Emissão, no valor de 3 (três) tarifas vigentes, referente ao cartão do  Passe do Estudante e assim dar início a sua inscrição; 

2 – Após pagar a guia de emissão, o estudante deve acessar o site http://passe.campogrande.ms.gov.br/, já com o preenchimento obrigatório do CPF e inserção da  foto digital, continuará com o preenchimento de todos os dados corretamente. 

3 – Para o aluno que teve solicitação aprovada em 2020, ou até utilizou o cartão neste referido ano, basta acessar o site  www.passe.campogrande.ms.gov.br, e após a inserção obrigatória do número do CPF, informar a data de  nascimento, enviar a foto digital, se assim for solicitado pelo Sistema e atualizar os campos necessários  para o ano letivo de 2021; 

4 – Para o preenchimento do endereço, no momento da inscrição, será considerada a declaração de  residência do aluno. Além do endereço, deverá ser fornecido o nome das 2 (duas) ruas laterais à residência  do aluno; 

5 – Após confirmar que está ciente e de acordo com as exigências legais do passe do estudante, o  aluno conclui a fase do cadastramento, devendo imprimir o formulário, escanear e enviar, de forma online, pelo sistema de Seleção para análise.

6 – Os cartões utilizados no ano letivo de 2020 serão reutilizados no ano letivo de 2021. Após cumpridas as etapas de recadastramento, os alunos deverão revalidar os mesmos nos terminais e estações Peg Fácil conforme cronograma da remessa em que se enquadra.

IMPORTANTE: Após realizar sua inscrição do passe no sistema de Seleção, fique acompanhando o Sistema para saber se o seu Protocolo foi validado. Caso o Protocolo seja validado, o status estará como CLASSIFICADO, mas se o status estiver como PENDENTE, você deve clicar no botão EDITAR para visualizar a pendência.

Cronograma do passe

Remessa

Prazo para preencher o Protocolo e enviar à Diase

Previsão de Entrega do Cartão do Passe

1ª Remessa

14/12/2020 a 14/01/2021

02/02/2021

2ª Remessa

18/01/2021 a 28/01/2021

16/02/2021

3ª Remessa

01/02/2021 a 11/02/2021

02/03/2021

4ª Remessa

15/02/2021 a 25/02/2021

16/03/2021

5ª Remessa

01/03/2021 a 09/03/2021

26/03/2021

Para atendimento dos alunos da UFMS, o cronograma apresentado pela Agetran foi adaptado dentro do expediente administrativo.

OBSERVAÇÕES:

ENDEREÇO: O acadêmico deve enviar, JUNTO ao Protocolo, um Comprovante de residência atualizado ou uma Declaração de residência (Declaração disponível no site da Proaes: https://proaes.ufms.br/coordenadorias/assistencia-estudantil/diase/passe-estudantil-cidade-universitaria/).

SOBRE O COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA: Ao enviar um comprovante de residência atualizado (água, luz, telefone ou internet), atente-se para os seguintes detalhes:

1 – O Comprovante deve estar no nome do acadêmico OU do responsável que estiver colocado no Protocolo do Passe;

2 – Deve possuir data de vencimento para comprovarmos ser recente (no máximo 90 dias); e

3 – O endereço deve estar de acordo com o Protocolo do Passe.

SOBRE A DECLARAÇÃO DE RESIDÊNCIA: A declaração de residência (disponível no site da Proaes: https://proaes.ufms.br/passe/) pode ser preenchida no computador, mas deve ser ASSINADA A MÃO (NÃO SERÁ CONSIDERADO COLAR A ASSINATURA NO PROTOCOLO).

SOBRE O TURNO: O turno do curso deve estar preenchido corretamente no Protocolo do Passe, caso esteja incorreto, sua inscrição ficará como PENDENTE e com a notificação para refazer o Protocolo, com a correção do turno.

ENVIO DO PROTOCOLO: No site da Proaes há um TUTORIAL que ensina a enviar o Protocolo pelo sistema de seleção (https://proaes.ufms.br/files/2020/02/TUTORIAL-SELE%C3%87%C3%83O-PASSE-DEFINITIVO-DEFINITIVO.pdf.

SOBRE O SITE PASSE CAPITAL: Problemas relacionados ao site Passe Capital devem ser resolvidos com a Assetur, situada à Rua Visconde de Taunay, 318 – Bairro Amambai (Telefone 3314-3446).