Currículo dos membros das bancas de heteroidentificação e PcD para ingresso nos cursos de Graduação e Pós-Graduação da UFMS 2022/2023

Postado por: Ingrid Queiroz Oliveira de Souza

A Secretaria de Acessibilidade e Ações Afirmativas (SEAAF/DIIEST/PROAES) da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, no uso de suas atribuições legais, considerando a Resolução Coun nº 154, de 17 de janeiro de 2022, publica o currículo dos membros das bancas de verificação para ingresso de pessoas negras (pretas ou pardas) e pessoas com deficiência (PcD), inscritas no processo seletivo de ingresso nos cursos de graduação da instituição (Vestibular, Vestibular Digital, SISU, Passe, Quero Ser UFMS e Processo Seletivo Especial):

PARA O INGRESSO DE PESSOAS NEGRAS (PRETAS OU PARDAS) – PORTARIA Nº 8-GAB/PROAES, DE 18 DE FEVEREIRO DE 2022 E PORTARIA Nº 6-GAB/PROAES, DE 7 DE FEVEREIRO DE 2023.

MEMBRO 1

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2006), mestrado em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2009) e doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2014). Atualmente é professora titular da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Línguas Indígenas. Participante das Oficinais das Oficinas promovidas pela UFMS sobre a temática da promoção da igualdade racial e do enfrentamento ao racismo. Membro da Comissão Permanente de Heteroidentificação Racial do Câmpus do Pantanal (CPAN/UFMS).

MEMBRO 2

Graduada em Serviço Social pela UCDB (2006). Servidora pública federal lotada na Secretaria de Acessibilidade e Ações Afirmativas (SEAAF/DIIEST/PROAES). Pós-Graduada em Políticas Sociais, com ênfase no território e na família (2008). Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Serviço Social, atuando principalmente nos seguintes temas: universidade comunitária, educação superior e assistência ao estudante. Participante das Oficinas promovidas pela UFMS sobre a temática da promoção da igualdade racial e do enfrentamento ao racismo com base em conteúdo disponibilizado pelo órgão responsável pela promoção da igualdade étnica previsto no § 1º do art. 49 da Lei n° 12.288, de 20 de julho de 2010.

MEMBRO 3

Técnica em Enfermagem. Servidora Pública Federal na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Participante Oficinas promovidas pela UFMS sobre a temática da promoção da igualdade racial e do enfrentamento ao racismo. Membro das bancas de heteroidentificação desde 2019.

MEMBRO 4

Graduada em Serviço Social pela Universidade Católica Dom Bosco – UCDB (2012), na graduação foi bolsista CNPQ de Iniciação Científica. Especialista em Saúde pela Uniderp/ Anhanguera (2014) – Residência Multiprofissional Integrada em Saúde. Mestre em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD (2018). Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS. É Assistente Social na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS. Participou do Curso de formação para atuar na banca de verificação fenotípica da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, UEMS, Brasil e da Capacitação das Comissões de Heteroidentificação da UFMS (2021).

MEMBRO 5

Especialista em MTC e em Língua Brasileira de Sinais, é um profissional com certificação em Proficiência em Tradução e Interpretação de Libras / Língua Portuguesa – UFSC/MEC. Atua também como tradutor/intérprete da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Brasileira de Sinais, e na área da Saúde como Fisioterapeuta com expertise em Acupuntura, Fitoterapia, Tui Na e docência de Taijiquan e Qigong. Participa desde 2020 de oficinas com a temática étnico-racial e de bancas de verificação fenotípicas.

MEMBRO 6

Possui Magistério – Séries Iniciais. Ensino Superior Incompleto: Letras – Português / Literatura – UFMS. Militante social, presidente da Associação dos Funcionários Administrativos da Educação do município de Aquidauana – MS, Vice-Presidente do Grupo Raízes Negras – Movimento Negro do município de Aquidauana – MS; Presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do município de Aquidauana – MS; Conselheiro Municipal de Saúde do município de Aquidauana – MS – Sociedade Civil; Secretário de Formação Sindical – Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação do Município de Aquidauana – MS; Secretário das Diversidades – Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação do município de Aquidauana – MS; Conselheiro Fiscal – Grupo TEZ – Trabalhos Estudos Zumbi – Movimento Negro – Campo Grande – MS; Presidente do Conselho Estadual dos Direitos do Negro do Estado de Mato Grosso do Sul – CEDINE; Coordenador do Fórum Permanente das Entidades do Movimento Negro do Estado de Mato Grosso do Sul; Secretário Estadual de Combate ao Racismo do Partido dos Trabalhadores do Mato Grosso do Sul. Atua em bancas de Heteroidentificação da UFMS desde o ano de 2018. Também atua em bancas deste seguimento na FAPEC – MS, CEBRASPE, Fundação Carlos Chagas, UEMS, Concursos Públicos de Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul – Secretaria de Estado de Administração:  Educação; Delegados (as), Polícia Civil, Militar e Bombeiros Militares; Concursos Públicos de Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul – Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul; Concurso Público da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso do Sul; Concurso Público do Tribunal Regional Federal do Trabalho – Campo Grande – MS – Fundação Carlos Chagas; Concurso Público da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso do Sul e Concurso Público do Tribunal Regional Federal do Trabalho – Campo Grande – MS – Fundação Carlos Chagas. Participou dos seguintes seminários relacionados à temática étnico-racial: I Seminário Nacional Políticas de Ações Afirmativas nas Universidades Brasileiras​ – UFMS – Campo Grande – MS e I Seminário Nacional Políticas de Ações Afirmativas nas Universidades Brasileiras e a Atuação das Bancas Verificadoras de Auto declaração na Graduação das IES Públicas – UFMS – Campo Grande – MS.

MEMBRO 7

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2019), na linha de pesquisa História, Políticas e Educação. É Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2006), na linha de pesquisa Escola, Cultura e Disciplinas Escolares. É especialista em Psicopedagogia pela Universidade Federal de Rondônia (2000) e em Psicologia Junguiana pelo Instituto Brasileiro de Estudos Homeopáticos em convênio com o Fundo de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade de Ribeirão Preto/SP. É Psicóloga pela Universidade Estadual de Maringá/PR (1994). Tem experiência na área de Educação Básica em: Docência no Ensino Médio e Ensino Médio/Modalidade Normal; Formação de Professores; Educação Especial na Perspectiva Inclusiva e Psicologia Escolar. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus Nova Andradina, curso de História. Desenvolve pesquisa no campo do financiamento da educação, ligada aos grupos de estudos Observatório de Salários Docentes em Mato Grosso do Sul e Políticas Públicas em Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação de Campo Grande/MS e pesquisa e extensão sobre História das Mulheres em Nova Andradina, na Linha de Pesquisa Patrimônio Histórico Cultural em Perspectiva Interseccional, ligada ao Laboratório de Estudos Interculturais – LindeCult, do Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais do Campus de Aquidauana/MS. Na docência do Ensino Superior atua na área de políticas públicas em educação, formação de professores e inclusão escolar. Participa das Bancas de Verificação de Autodeclaração Étnico-Racial da UFMS desde 2019.

MEMBRO 8

Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e em Psicologia pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). É Técnica em Assuntos Educacionais na UFMS e desenvolve estudos e pesquisa na abordagem da Psicologia Histórico-Cultural. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Psicologia e Educação (GEPPE). Participou da formação para composição de Bancas de verificação de autodeclaração em 2019, atuando nas bancas promovidas pela instituição desde então.

MEMBRO 9

Mestrado em Matemática pela Universidade Federal da Grande Dourados (2018) na área de Estatística e Probabilidade, graduação em Matemática, Licenciatura Plena pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2004) e atualmente é assistente em administração da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Tem experiência como professor em Matemática e Física em Escolas Estaduais e Cursinhos Preparatórios para o ENEM. De 2006 até a atualidade é servidor público federal, atuando como Assistente em Administração na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Participa das Oficinas de promoção da igualdade racial e do enfrentamento ao racismo desde 2018, atuando nas bancas de verificação de autodeclaração desde então.

MEMBRO 10

Doutora em Educação/ UFSCar (2010). Atualmente é Docente na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Integra o corpo docente da Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. É membro da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPED) e Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN). Coordenadora do GT 21 da (ANPED) ? Educação e Relações étnico-raciais (2018-2020). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação, Relações étnico-raciais e Formação de professores – GEPRAFE. Desenvolve e orienta pesquisas nas seguintes temáticas: Educação para as relações étnico-raciais e currículo; Formação de professores e diversidade étnico-racial; Políticas afirmativas e identidade negra; Comissões de heteroidentificação.

MEMBRO 11

Doutora em Letras (Estudos Linguísticos) pela Universidade Presbiteriana Mackenzie; Mestre em Letras (Estudos Linguísticos) e graduada em Letras Habilitação Português- Inglês Licenciatura pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Três Lagoas. Docente adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Câmpus do Pantanal, onde ministra disciplinas na graduação e participa de atividades de ensino, pesquisa, extensão e técnicas-administrativas. No momento, atua como membro capacitada da Comissão de Heteroidentificação do CPAN/UFMS.  Dedica-se, como pesquisadora, aos estudos de descrição do português brasileiro falado; tem experiência na área de Sociolinguística e Dialetologia, atuou durante seis anos no projeto “Atlas Linguístico de Mato Grosso do Sul”; desenvolve também pesquisa com ênfase na análise de estratégias de polidez e impolidez linguística utilizadas em situação de interação.

MEMBRO 12

Possui graduação em Letras pela Universidade Anhanguera – Uniderp(2007) e especialização em Língua Brasileira de Sinais. pela Faculdade do Vale Itajaí Mirim(2009). Atualmente é Tradutor e Intérprete de LIBRAS do Governo do Estado do Mato Grosso do Sul e Tradutor e Intérprete de LIBRAS da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tópicos Específicos de Educação. Desde 2018, participa das Oficinas promovidas pela UFMS sobre a temática da promoção da igualdade racial.

MEMBRO 13

Graduação em Matemática – Universidad Nacional de Trujillo-Peru (2011) , mestrado em Matemática pela Universidade de Brasília (2014) e Doutorado em Matemática pela Universidade de Brasília (2017). Trabalho na área de Matemática, com ênfase em álgebra. Participação em oficinas ou capacitações com a temática étnico-racial. Atualmente sou professor adjunto da Universidade Federal de Mato grosso do Sul.

MEMBRO 14

Formado em Administração pela Universidade Presbiteriana Mackenzie em São Paulo, no ano de 1994. Formado em Gestão de Recurso Humanos pela FACSUL em Campo Grande, no ano de 2013. Experiências profissionais: Subsecretario Estadual de Igualdade Racial do Estado do Mato Grosso do Sul – 2020. Assessor da Subsecretaria Estadual de Igualdade Racial do Estado do Mato Grosso do Sul – 2017. Membro do Conselho Estadual dos Direitos do Negro 2020. Presidente do Conselho Municipal dos Direitos do Negro, no município de Maracaju – 2019. Membro do Fórum da Capoeira do Estado do Mato Grosso do Sul – 2018. Membro do Conselho Estadual do Conselho da Capoeira no Estado do Mato Grosso do Sul –2018. Militante do Movimento Negro desde 2014. 

MEMBRO 15

Gestora de serviços Organizacionais/Gestor de recursos humanos na Secretaria de Estado de Administração e Desburocratização – Campo Grande, Ms – De 1994 – Atual; Recrutamento e Seleção de Pessoal (Concursos Públicos e processos seletivos simplificados para o poder executivo estadual); Avaliação psicológica de candidatos a concursos públicos da Administração Pública Estadual; Avaliação psicológica de candidatos a concursos públicos da Administração Pública Municipal (Guarda Municipal); Organização de bancas de Heteroidentificação fenotípica na Secretaria de Estado de Administração e Desburocratização para concursos públicos, desde 2014; Participa de Bancas de verificação fenotípica em concursos públicos para servidores do Estado de Mato Grosso Do Sul, representando a Secretaria de Estado De Administração e Desburocratização; Agepen; Polícia Civil (delegados, investigadores e escrivães); Polícia Militar (soldado e oficial); Bombeiros Militares (soldado e oficiais), desde 2014; Participa Como Membro Em Bancas De Avaliação Fenotípica (Cotistas Negros) Na Universidade Federal De Mato Grosso Do Sul (Candidatos Do Vestibular, Sisu E Enem), desde 2018; participou de comissão para verificação de denúncia Formal Suspeita De Falsidade Da Autodeclaração Étnico-Racial Na Universidade Federal De Mato Grosso Do Sul; Participou Em Bancas Em Grau De Recurso Do Resultado Da Avaliação De Verificação Fenotípica Na Universidade Federal De Mato Grosso Do Sul; Participou De Banca De Verificação Fenotípica No Concurso Público Para O Quadro De Pessoal Da Universidade Federal De Mato Grosso Do Sul; Participou De Banca De Verificação Fenotípica No Concurso Público Para O Quadro De Pessoal Da Msgás, Agosto/2021; Participou De Banca De Verificação Fenotípica No Concurso Público Para A Polícia Federal – Sesp, Setembro/202; Participou De Banca De Verificação Fenotípica Nos Concursos Públicos De Agente De Polícia Científica, Perito Criminal, Perito Médico Legista, Perito Papiloscopista E Delegado Da Polícia Civil De Mato Grosso Do Sul – Fevereiro/2022; Participou De Banca De Verificação Fenotípica No Processo Seletivo Simplificado Para Professor Da Secretaria De Estado De Mato Grosso Do Sul – Fevereiro/2022 Formação Acadêmica: Formação De Psicólogo – Julho/1991 – Fucmat-Faculdades Unidas Católicas De Mato Grosso – Campo Grande, Ms; Especialista Em Psicologia Organizacional e do Trabalho, Registrado No Crp-14, Sob Processo Nº 056/01; Cursos Para Participação Em Bancas De Heteroidentificação Fenotípica Oferecidas Pela Universidade Federal De Mato Grosso Do Sul – Ufms; Cursos Para Participação Em Bancas De Heteroidentificação Fenotípica Oferecidas Pela Universidade Estadual De Mato Grosso Do Sul – Uems.

MEMBRO 16

Graduada em Pedagogia (2007), Mestre (2011) e Doutora (2017) em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professora Adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), câmpus de Três Lagoas, onde atua na área de Fundamentos da Educação, com ênfase na relação educação e trabalho. Tem experiência na educação básica e superior, no ensino presencial e a distância. Participante de Oficinas de Formação e Capacitações referentes à temática étnico-racial, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). É pesquisadora do Grupo de Estudo e Pesquisa em Formação de Professores (GforP/UFMS-CPTL) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação, Intelectuais e Instituições Escolares (GEPHEIINSE/UEM). Participa do Fórum Regional de Educação Infantil da Costa Leste (UFMS/CPTL). Atua na linha de pesquisa História da Educação Pública no Brasil e Intelectuais e desenvolve investigações sobre projetos educacionais formulados no contexto da Primeira República. Associada à ANFOPE (Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação).

MEMBRO 17

Graduação em Psicologia (2005), Mestrado em Educação Especial (2008) e Doutorado em Psicologia (2013) pela Universidade Federal de São Carlos. Atualmente, é professora adjunta na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, na Faculdade de Ciências Humanas – Curso de Psicologia, onde trabalha com os temas: psicologia e educação e relações étnico-raciais, mais especificamente, população negra. Vice-coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros – NEAB/UFMS. Membro da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros e Negras

MEMBRO 18

Possui Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (2005). Bolsista de Nível Técnico Superior pela FAPESP em 2007. Mestre em Ciências Biológicas – Entomologia (2010) pela FFCLRP – USP, com bolsa patrocinada pelo CNPq. Realizou trabalhos nas grandes áreas da Biologia: Morfologia (morfometria), Genética e Evolução e Comportamento. Possui Doutorado em Ciências da Engenharia Ambiental, realizado na Escola de Engenharia de São Carlos (USP), especificamente no Centro de Recursos Hídricos e Estudos Ambientais (CRHEA). A área de atuação inclui Gestão e Instrumentos de Políticas Ambientais, Conservação da Biodiversidade e Sistemas de Informação Geográfica (SIG). Possui experiência em Ensino de Graduação em Ciências Biológicas. Atualmente é Técnico em Assuntos Educacionais na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e discente do Curso de Direito – Bacharelado na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Participou da Formação de Bancas de Verificação Étnico-Racial em 2019. Desde então, atua nas bancas de verificação de autodeclaração para ingresso promovidas pela instituição.

MEMBRO 19

Graduada em Pedagogia (1999) e especialista em Políticas e Gestão Educacional (2001), pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Mestre (2002) e Doutora (2016) em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Professora Adjunta na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Três Lagoas. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores (GForP) e do Grupo de Pesquisa: ?Profissão docente: Formação, Identidade, Representações e Saberes? (GPDFIRS). Área de atuação: Formação de Professore(a)s. Participou da Formação de Bancas de Verificação Étnico-Racial em 2019. Desde 2022, atua nas bancas de verificação de autodeclaração para ingresso promovida pela UFMS em 2019.

MEMBRO 20

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2000), Mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2018). Atualmente é professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática Aplicada, Educação Matemática e Estatística atuando principalmente nos seguintes temas: matemática aplicada e ensino de matemática. Participou da Formação para compor Bancas de Verificação de Autodeclaração Étinico Racial pomovida pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil em 2019.

MEMBRO 21

Graduada em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2008). Servidora pública federal, atualmente lotada na Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP/UFMS). Atua em bancas de verificação da UFMS desde 2023.

MEMBRO 22

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2007), pós-graduação em nível de especialização em Gestão Escolar pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2010) e mestrado em Educação pela mesma instituição (2014). Atualmente é técnica em assuntos educacionais da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, lotada na Faculdade de Educação e professora da Prefeitura Municipal de Campo Grande. Membro de bancas de verificação na UFMS desde 2017.

MEMBRO 23

Servidor público na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Mestrando em Administração Pública UFMS; atua com Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) do serviço público federal, lotado na Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas. Atua em bancas de verificação da UFMS desde 2023.

MEMBRO 24

Servidor público na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), lotado na Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP/UFMS). Atua em bancas de verificação da instituição desde 2023

MEMBRO 25

Servidora pública na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), lotada na Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP/UFMS). Atua em bancas de verificação da instituição desde 2018.

MEMBRO 26

Psicóloga/ UFMS (2015). Mestranda em Processos Psicológicos e suas dimensões Socioculturais (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).Pós-graduada em MBA Executivo em Gestão de Pessoas e Recursos Humanos (2018). Atualmente é servidora pública da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), com o cargo de Psicóloga. Integra o corpo Técnico-administrativo da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas. Atua em bancas na UFMS desde 2019.

MEMBRO 27

Mulher, preta, membro do Movimento Negro Unificado (MNU) em Corumbá-MS.

MEMBRO 28

Homem, preto, membro do Movimento Negro Unificado (MNU) em Corumbá-MS.

MEMBRO 29

Doutorando em Comunicação pela Universidade Federal de Goiás (UFG) na Linha de Pesquisa: Mídia e Cidadania. Mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2018) na área de Concentração: Mídia e Representação Social; Linha de Pesquisa: Mídia, Identidade e Regionalidade. Possui graduação em Comunicação Social – Jornalismo (2008) e Administração (2016) pela UFMS. Atua em bancas de verificação na UFMS desde 2020.

MEMBRO 30 

Doutora em Educação/ UFSCar (2010). Atualmente é Docente na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Integra o corpo docente da Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. É membro da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPED) e Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN). Coordenadora do GT 21 da (ANPED) ? Educação e Relações étnico-raciais (2018-2020). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação, Relações étnico-raciais e Formação de professores – GEPRAFE. Desenvolve e orienta pesquisas nas seguintes temáticas: Educação para as relações étnico-raciais e currículo; Formação de professores e diversidade étnico-racial; Políticas afirmativas e identidade negra; Comissões de heteroidentificação. Coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros – NEAB/UFMS. Membro de bancas na UFMS desde 2020.

MEMBRO 31

Servidora Pública Federal, atualmente lotada na Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas PROGEP/UFMS. Atua em bancas de verificação na instituição desde 2023.

MEMBRO 32

Servidor Público Federal, atualmente lotado na Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas PROGEP/UFMS. Atua em bancas de verificação na instituição desde 2023.

MEMBRO 33

Professor Adjunto na Univesidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Doutor em Saúde Coletiva com concentração em Epidemiologia pelo Instituto de Saúde Coletiva (ISC) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestre em Infectologia & Medicina Tropical pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre em Bioética pela Universidade de Brasília/Cátedra UNESCO de Bioética (UnB). Bacharel em Enfermagem pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Atua em bancas de verificação na UFMS desde 2023.

MEMBRO 34

Doutora em Direito Constitucional pela PUC-SP (2016), possui mestrado em Direito Negocial pela Universidade Estadual de Londrina (2000), com ênfase em Direito Comunitário e do Mercosul. Especialista em Direito Internacional pela Organização dos Estados Americanos (OEA). Professora adjunta na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul – Campus Três Lagoas. Atua em bancas de verificação na UFMS desde 2020.

MEMBRO 35

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul-UFMS (2014). Mestre em Agronomia- Produção Vegetal pela UFMS (2022). Atualmente técnica de laboratório da UFMS, campus de Chapadão do Sul (CPCS) e integrante do Grupo de Estudos do Cerrado em Nutrição de Plantas-UFMS (GECENP).

MEMBRO 36

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2011), graduação em andamento em Administração pela Universidade Estácio de Sá e mestrado em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2014). Atualmente é assistente em administração da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, lotada na Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP). Membro de bancas na UFMS desde 2023

BANCAS DE RECURSO – INGRESSO DE PESSOAS NEGRAS (PRETAS OU PARDAS) – PORTARIA Nº 09 -GAB/PROAES, DE 10 DE FEVEREIRO DE 2022 E PORTARIA Nº 7 -GAB/PROAES, DE 7 DE FEVEREIRO DE 2023.

MEMBRO 1

Graduada em pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1994) e pós-graduada em Psicopedagogia (1996) e Educação Especial (1999). Mestre em Educação pela UFMS (2003). Doutora em Educação pela UFMS (2016). Atuou como professora efetiva do Estado do Mato Grosso do Sul na Educação Básica por 12 anos. Exerceu cargo de gestora do Ensino Médio em 2001-2002 e gestora de Educação Especial em 2003. Atuou como Supervisora do FNDE/MEC para programas educacionais no período de janeiro de 2004 a julho de 2009. Foi coordenadora do curso de Pedagogia no Centro de Educação a Distância da Universidade Uniderp-Anhanguera no período de 2009 a 2012. Atuou como docente nos cursos de Pedagogia da Uniderp-Anhanguera (2004-2012) e da FCG/Facsul (2013-2014) e como consultora do MS – Proinfância COEDI/MEC (2013). Atualmente é docente adjunta da UFMS e chefe da Secretaria de Acessibilidade e Ações Afirmativas/DIIEST/Proaes/UFMS.  Participa de Qualificações para compor bancas de verificação da autodeclaração (Cotas) na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil desde 2017.

MEMBRO 2

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2018), Especialização em Educação Especial, Diversidade e Inclusão (Faculdade NOVOESTE 2020-2021), Mestrado em Educação em andamento pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (PPGEDU/FAED/UFMS) . Tem experiência na área da Educação, com ênfase em: Educação Especial, Educação para as Relacões Étinco-Raciais e Educação Superior. Foi bolsista do PIBID/UEMS – Educação Infantil (2016-2018), estagiária de Pedagogia no Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul – TJMS (2017-2018) e Assistente de Coordenação da Universidade Norte do Paraná (2019). Atualmente é Servidora Pública Federal na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), atuando como Técnica em Assuntos Educacionais lotada na Secretaria de Acessibilidade e Ações Afirmativas (SEAAF/DIIEST/PROAES). Membro das bancas avaliadoras de autodeclaração de ingresso de pessoas Pretas ou Pardas e também de Pessoas com Deficiência nos cursos de Graduação e Pós-Graduação da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul – UFMS.

MEMBRO 3

Mestrado Profissional – Stricto Sensu em Educação pela Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul – UEMS, na Área de Concentração Formação de Educadores na linha de pesquisa Formação de Professores e Diversidade (março 2018); Graduado em História pela Faculdade Salesiana de Filosofia, Ciências e Letras – UNISAL/Lorena (1995) e graduação em Geografia (Licença Curta),pela Faculdade Salesiana de Filosofia, Ciências e Letras – UNISAL/Lorena; Licenciado em Pedagogia, pela Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul – UEMS (2014); Especialista em Gestão Escolar Participativa pela Universidade Católica Dom Bosco UCDB (2015), participa do Grupo Trabalho Estudos Zumbi – TEZ; membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas e Planejamento Educacional, História, Formação de Professores e Educação para as Relações Étnico-Raciais – GEPPEHER; Cargo de Professor do Quadro Permanente da Secretaria Estadual de Educação do Mato Grosso do Sul – SED/MS, exercendo a Função de Professor Coordenador; tutor presencial e a distância da Educação a Distância dos cursos de História, Geografia, Filosofia e Pedagogia do Centro Universitário Claretiano – Pólo Campo Grande – MS até novembro de 2015; participa do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas – NEABI/UFMS-CG. Membro das Bancas Avaliadoras de Cotas para Pessoas Pretas ou Pardas da UEMS/CG e da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul – UFMS/CG

 

PARA O INGRESSO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA (PcD) – PORTARIA Nº 6-GAB/PROAES, DE 10 DE FEVEREIRO DE 2022.

MEMBRO 1

Graduada em pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1994) e pós-graduada em Psicopedagogia (1996) e Educação Especial (1999). Mestre em Educação pela UFMS (2003). Doutora em Educação pela UFMS (2016). Atuou como professora efetiva do Estado do Mato Grosso do Sul na Educação Básica por 12 anos. Exerceu cargo de gestora do Ensino Médio em 2001-2002 e gestora de Educação Especial em 2003. Atuou como Supervisora do FNDE/MEC para programas educacionais no período de janeiro de 2004 a julho de 2009. Foi coordenadora do curso de Pedagogia no Centro de Educação a Distância da Universidade Uniderp-Anhanguera no período de 2009 a 2012. Atuou como docente nos cursos de Pedagogia da Uniderp-Anhanguera (2004-2012) e da FCG/Facsul (2013-2014) e como consultora do MS – Proinfância COEDI/MEC (2013). Atualmente é docente adjunta da UFMS e chefe da Secretaria de Acessibilidade e Ações Afirmativas/DIIEST/Proaes/UFMS.  Participa de Qualificações para compor bancas de verificação da autodeclaração (Cotas) na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil desde 2017.

MEMBRO 2

Especialista em MTC e em Língua Brasileira de Sinais, é um profissional com certificação em Proficiência em Tradução e Interpretação de Libras / Língua Portuguesa – UFSC/MEC. Atua também como tradutor/intérprete da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Brasileira de Sinais, e na área da Saúde como Fisioterapeuta com expertise em Acupuntura, Fitoterapia, Tui Na e docência de Taijiquan e Qigong. Participa desde 2020 de oficinas com a temática étnico-racial e de bancas de verificação fenotípicas.

MEMBRO 3

Doutoranda em Letras pelo PPGLETRAS da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul – UFMS .Mestre em Estudos de Linguagens – PPGEL pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul- UFMS. Especialista em Libras e Educação Especial e Inclusiva Faculdade de Educação São Luís, FESL, Brasil. Graduada em Letras Bacharelado ênfase em Linguística, pela Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul- UEMS. Graduada em Letras-Libras pelo Centro Universitário Leonardo Da Vinci\ CG. Atua como Tradutor/Intérprete de Libras – UFMS Campo Grande – MS

 

MEMBRO 4

Licenciada em Pedagogia com Habilitação em Educação Especial na área de Deficiência Auditiva – Universidade Estadual Paulista – Júlio de Mesquita Filho – UNESP (2008). Possui certificação do MEC como Tradutora e Intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras). Possui pós-graduação em Libras – UNIASSELVI (2014), pós-graduação em Ensino de Libras – UNINTESE (2017) e pós-graduação em Tradução e Interpretação de Libras – UNINTESE (2017). Atualmente é intérprete de Libras na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS, na Cidade Universitária, em Campo Grande-MS. Tem experiência nas áreas de tradução e interpretação de Libras e na formação de professores. Atua na educação especial na perspectiva da educação inclusiva e no ensino de pessoas com Surdez. Concentrando seu trabalho principalmente nos seguintes temas: Tradução e Interpretação de Libras, formação de professores, inclusão, educação de surdos e Língua Brasileira de Sinais (Libras).

 

2023

GRADUAÇÃO – BANCA DE INGRESSO PCD UFMS 2023

 

BANCAS DE RECURSO – PESSOAS COM DEFICIÊNCIA (PcD) – PORTARIA Nº 07–GAB/PROAES, de 10 de fevereiro de 2022. 

MEMBRO 1

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2018), Especialização em Educação Especial, Diversidade e Inclusão (Faculdade NOVOESTE 2020-2021), Mestrado em Educação em andamento pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (PPGEDU/FAED/UFMS) . Tem experiência na área da Educação, com ênfase em: Educação Especial, Educação para as Relacões Étinco-Raciais e Educação Superior. Foi bolsista do PIBID/UEMS – Educação Infantil (2016-2018), estagiária de Pedagogia no Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul – TJMS (2017-2018) e Assistente de Coordenação da Universidade Norte do Paraná (2019). Atualmente é Servidora Pública Federal na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), atuando como Técnica em Assuntos Educacionais lotada na Secretaria de Acessibilidade e Ações Afirmativas (SEAAF/DIIEST/PROAES). Membro das bancas avaliadoras de autodeclaração de ingresso de pessoas Pretas ou Pardas e também de Pessoas com Deficiência nos cursos de Graduação e Pós-Graduação da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul – UFMS.

MEMBRO 2

Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e em Psicologia pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). É Técnica em Assuntos Educacionais na UFMS e desenvolve estudos e pesquisa na abordagem da Psicologia Histórico-Cultural. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Psicologia e Educação (GEPPE). Participou da formação para composição de Bancas de verificação de autodeclaração em 2019, atuando nas bancas promovidas pela instituição desde então.

MEMBRO 3

Psicóloga-servidora pública da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Psicologia. Participa de bancas de ingresso de pessoas com deficiência (PcD) desde o ano de 2021.

MEMBRO 4

Mestrado em Matemática pela Universidade Federal da Grande Dourados (2018) na área de Estatística e Probabilidade, graduação em Matemática, Licenciatura Plena pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2004) e atualmente é assistente em administração da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Tem experiência como professor em Matemática e Física em Escolas Estaduais e Cursinhos Preparatórios para o ENEM. De 2006 até a atualidade é servidor público federal, atuando como Assistente em Administração na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Participa das Oficinas de promoção da igualdade racial e do enfrentamento ao racismo desde 2018, atuando nas bancas de verificação de autodeclaração desde então.

2023

GRADUAÇÃO – BANCA DE RECURSO INGRESSO PCD 2023

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