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Respeitando o estudante com Síndrome de RETT

Para entender a pessoa que tem uma deficiência, é preciso enxergar a pessoa e não a sua deficiência.”

Síndrome de RETT

É um distúrbio neurológico e de desenvolvimento genético raro que é diagnosticado quase que exclusivamente em meninas. É caracterizada por um período de desenvolvimento inicial normal, seguido por uma regressão progressiva das habilidades motoras, linguagem e cognição, causando perda das capacidades linguísticas e movimentos repetitivos das mãos.

Dicas de interação

Pessoas com Síndrome de RETT podem apresentar também diminuição da interação social e de comunicação, as perdas de habilidades podem ser graduais ou repentinas. 

Algumas estratégias que podem favorecer a comunicação e facilitar a execução de atividades do(a) estudante com Síndrome de RETT:

– procurar conhecer melhor o(a) acadêmico(a), conversando com ele(a) e sua família;
– sempre que possível utilizar  linguagem literal e direta, mais facilmente compreendida que expressões e frases que tenham sentido figurado;

– incentivar para que ele(a) desenvolva habilidades de organização em seus estudos;

– disponibilizar materiais de apoio e os materiais (slides, textos por exemplo) utilizados em sala de aula previamente ao estudante auxiliam na sua organização para a melhor compreensão dos conteúdos;
– sempre que possível apresentar gradativamente conteúdos mais complexos iniciando pelos aspectos mais simples;

– as atividades em grupos podem facilitar a interação social, mas busque respeitar as particularidades de cada estudante;

– não tenha receio de conversar e conhecer o(a) estudante; só assim poderá auxiliá-lo nas atividades acadêmicas.

Embora alguns sintomas sejam semelhantes aos do transtorno do espectro autista, incluindo dificuldade nas habilidades sociais e de comunicação, a síndrome de Rett é um distúrbio separado, necessitando também acompanhamento especializado e multidisciplinar.

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