Respeitando o estudante com Síndrome de Asperger
Para entender a pessoa que tem uma deficiência, é preciso enxergar a pessoa e não a sua deficiência.”
Síndrome de Asperger
É caracterizada por dificuldades na interação social, comunicação não-verbal e padrões de comportamento repetitivos ou restritos. É considerada uma forma mais leve de autismo, com foco em dificuldades sociais e comportamentais, mas sem grandes atrasos no desenvolvimento da linguagem ou cognitivo.
Dicas de interação
Pessoas com Síndrome de Asperger podem ter inteligência normal e desenvolver habilidades acadêmicas e sociais com apoio.
Algumas estratégias que podem favorecer a comunicação e facilitar a execução de atividades do(a) estudante com Síndrome de Asperger:
– procurar conhecer melhor o(a) acadêmico(a), conversando com ele(a) e sua família;
– sempre que possível utilizar linguagem literal e direta, mais facilmente compreendida que expressões e frases que tenham sentido figurado;
– incentivar para que ele(a) desenvolva habilidades de organização em seus estudos
– disponibilizar materiais de apoio e os materiais (slides, textos por exemplo) utilizados em sala de aula previamente ao estudante auxiliam na sua organização para a melhor compreensão dos conteúdos;
– sempre que possível apresentar gradativamente conteúdos mais complexos iniciando pelos aspectos mais simples;
– as atividades em grupos podem facilitar a interação social, mas busque respeitar as particularidades de cada estudante
– não tenha receio de conversar e conhecer o(a) estudante com TEA; só assim poderá auxiliá-lo nas atividades acadêmicas
A Síndrome de Asperger faz parte do diagnóstico mais amplo de Transtorno de Espectro Autista (TEA), desta forma o acompanhamento especializado pode auxiliar no desenvolvimento de suas potencialidades.