Ir para o conteúdo
GovBR Navegar para direita

Respeitando o estudante com Deficiência Múltipla

“Para entender a pessoa que tem uma deficiência, é preciso enxergar a pessoa e não a sua deficiência.”

Paralisia Cerebral (PC):  Condição que engloba dificuldade de movimentação e rigidez muscular (espasticidade). A pessoa PC tem dificuldade para controlar os movimentos. É importante ressaltar que as pessoas com paralisia cerebral podem ter desde alterações muito leves e localizadas, (ex.: uma dificuldade isolada nos movimentos de um dos pés), até quadros em que o paciente não consegue caminhar sozinho e é dependente para suas atividades cotidianas, com inteligência praticamente normal

 

Dicas de interação

Algumas condutas docentes que podem favorecer estratégias de comunicação e apoio:

– Busque conhecer a potencialidade do estudante PC;

– Organize a sala de aula de forma a que permita a mobilidade do estudante em cadeira de rodas e também facilite a locomoção de estudante com muletas;

– observe se há mobiliário adequado (mesa e cadeira) em que o(a) estudante possa manter postura satisfatória.

-termos como “andar” e “correr” podem ser utilizados normalmente, pois as pessoas com deficiência física também empregam essas mesmas palavras;

– a pessoa com paralisia cerebral pode apresentar alguma dificuldade na comunicação; no entanto, na maioria das vezes o seu raciocínio está intacto. Caso não compreenda o que diz, peça que repita ou escreva, respeitando o ritmo de sua fala;

– incentivar momentos de interação. A participação do estudante em atividades de discussões com o grupo e com o/a professor/a auxiliam a alcançar um maior grau de concentração e aprendizagem.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.