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Respeitando o estudante com Transtorno do Espectro Autista (TEA)

“Para entender a pessoa que tem uma deficiência, é preciso enxergar a pessoa e não a sua deficiência.”

Transtorno do Espectro Autista (TEA)

É caracterizado pela deficiência persistente e significativa da comunicação verbal e não-verbal (olhar nos olhos, expressões faciais e gestos) e da interação social, por padrões restritivos e repetitivos de comportamentos, excessiva aderência a rotinas e a padrões de comportamento ritualizados, além de interesses restritos e fixos. Denomina-se transtorno do “espectro” autista porque cada indivíduo apresenta sintomas que diferem em intensidade, variando de leve a bastante grave. Em que pesem as dificuldades listadas, as pessoas com TEA podem desenvolver habilidades extraordinárias.

Dicas de interação 

Algumas estratégias que podem favorecer a comunicação e facilitar a execução de atividades do(a) estudante com TEA:

– procurar conhecer melhor o(a) acadêmico(a), conversando com ele(a) e sua família;
– sempre que possível utilizar  linguagem literal e direta, mais facilmente compreendida que expressões e frases que tenham sentido figurado;

– incentivar para que ele(a) desenvolva habilidades de organização em seus estudos

– disponibilizar materiais de apoio e os materiais (slides, textos por exemplo) utilizados em sala de aula previamente ao estudante auxiliam na sua organização para a melhor compreensão dos conteúdos;
– sempre que possível apresentar gradativamente conteúdos mais complexos iniciando pelos aspectos mais simples;

– as atividades em grupos podem facilitar a interação social, mas busque respeitar as particularidades de cada estudante

– não tenha receio de conversar e conhecer o(a) estudante com TEA; só assim poderá auxiliá-lo nas atividades acadêmicas

 

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