Respeitando o estudante com Deficiência Intelectual
“Para entender a pessoa que tem uma deficiência, é preciso enxergar a pessoa e não a sua deficiência.”
Deficiência intelectual
É aquela em que a pessoa apresenta limitações significativas no funcionamento intelectual e no comportamento adaptativo identificadas nas habilidades conceituais, sociais e práticas antes dos 18 anos de idade.
Pessoas com deficiência intelectual podem ter uma vida independente e desempenhar um importante papel na sociedade. Sua independência é fruto do quanto a família e a comunidade estimulam e promovem sua autonomia e aprendizagem. Promover a capacitação profissional e gerar oportunidades são essenciais para a devida inclusão.
Dicas de interação
Algumas estratégias que podem favorecer os estudos do(a) estudante com deficiência intelectual:
– procurar conhecer melhor o(a) acadêmico(a), conversando com ele(a) e sua família;
– simplificar, sempre que possível, a linguagem na apresentação dos conteúdos;
– oferecer mais tempo para executar as tarefas e assimilar os conteúdos;
– disponibilizar materiais de apoio e os materiais (slides, textos por exemplo) utilizados em sala de aula previamente ao estudante auxiliam na sua interação e compreensão dos conteúdos;
– a repetição de tarefas e conteúdos favorece a aprendizagem;
– sempre que possível apresentar gradativamente conteúdos mais complexos iniciando pelos aspectos mais simples;
– as atividades em grupos podem facilitar a interação social e desenvolvimento de novas habilidades sociais.