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Respeitando o estudante com Deficiência Intelectual

“Para entender a pessoa que tem uma deficiência, é preciso enxergar a pessoa e não a sua deficiência.”

 Deficiência intelectual

É aquela em que a pessoa apresenta limitações significativas no funcionamento intelectual e no comportamento adaptativo identificadas nas habilidades conceituais, sociais e práticas antes dos 18 anos de idade.

Pessoas com deficiência intelectual podem ter uma vida independente e desempenhar um importante papel na sociedade. Sua independência é fruto do quanto a família e a comunidade estimulam e promovem sua autonomia e aprendizagem. Promover a capacitação profissional e gerar oportunidades são essenciais para a devida inclusão.

 

 Dicas de interação 

Algumas estratégias que podem favorecer os estudos do(a) estudante com deficiência intelectual:

– procurar conhecer melhor o(a) acadêmico(a), conversando com ele(a) e sua família;

– simplificar, sempre que possível, a linguagem na apresentação dos conteúdos;

– oferecer mais tempo para executar as tarefas e assimilar os conteúdos;

– disponibilizar materiais de apoio e os materiais (slides, textos por exemplo) utilizados em sala de aula previamente ao estudante auxiliam na sua interação e compreensão dos conteúdos;

– a repetição de tarefas e conteúdos favorece a aprendizagem;

– sempre que possível apresentar gradativamente conteúdos mais complexos iniciando pelos aspectos mais simples;

– as atividades em grupos podem facilitar a interação social e desenvolvimento de novas habilidades sociais.

 

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