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Respeitando o estudante com Deficiência Visual

“Para entender a pessoa que tem uma deficiência, é preciso enxergar a pessoa e não a sua deficiência.”

Deficiência visual

A pessoa com deficiência visual é aquela que apresenta redução ou ausência total da visão, podendo ser de dois tipos: baixa visão em diversos níveis e cegueira.

 

Dicas de interação 

Algumas condutas docentes que podem favorecer estratégias de comunicação e apoio:

 – Procure falar sempre diretamente ao seu aluno cego, e nunca por intermédio de seus colegas ou acompanhante.

– A pessoa cega pode ouvir tão bem, ou melhor, que você. Não evite as palavras “veja”, “olhe” e “cego”; use-as sem receio pois as pessoas cegas as utilizam em seu cotidiano;

– ao orientar sobre quais direções seguir, faça do modo mais exato possível. Diga “a direita”, “a esquerda”, “acima”, “abaixo”, “para frente” ou “para trás”, de acordo com o caminho que ele(a) necessite percorrer ou voltar-se. Nunca use termos como “ali”, “lá”;

– possibilitar diferentes instrumentos de avaliação para o aluno cego, tais como: prova em braille, prova oral, apresentação de seminários,  realização de portfólios;

– oferecer mais tempo para o aluno cumprir suas tarefas e diminuir o número de exercícios e/ou textos, caso seja necessário.

– permitir, durante as aulas, o uso do gravador, da máquina de escrever braille, de computador com programas sintetizadores de voz e ledores de texto;

– promover atividades colaborativas entre os alunos, tais como as que podem ser desenvolvidas em dupla, que possibilitam ao aluno cego ter, em seu colega, um escriba e ledor.

– sempre que for possível, disponibilizar previamente ao estudante cego os textos em formato digital bem como os slides e filmes utilizados durante a aula para que, através dos recursos de Tecnologia Assistiva, este estudante tenha mais acessibilidade ao conteúdo trabalhado.

– o excesso de ruídos na sala provoca incômodo ao discente cego, pois se utiliza muito da via auditiva para a apreensão do contexto;

– na utilização de vídeos e/ou documentários apenas com legendas, possibilite a audiodescrição feita pelos pares do estudante cego.

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