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Respeitando o estudante com Deficiência Auditiva

“Para entender a pessoa que tem uma deficiência, é preciso enxergar a pessoa e não a sua deficiência.”

 Deficiência auditiva

O deficiente auditivo tem dificuldade de ouvir ou entender mensagens sonoras devido à redução ou ausência da capacidade de audição de determinados sons, em diferentes graus de intensidade, que podem ir de leve a profundo. Há pessoas com deficiência auditiva que usam aparelho, que se comunicam oralmente em português, fazem leitura labial ou, ainda, utilizam a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).

 

Dicas de interação 

Algumas condutas docentes que favorecem estratégias de comunicação:

 – ao ministrar a aula, fazer de frente para a estudante, para que ela possa visualizar sua face e entender suas expressões;

– fazer uso de microfone, caso o professor fale baixo e/ou tenha muitos alunos em sala, porém não é necessário exagerar no tom de voz e na gesticulação, mas é importante falar com clareza e naturalidade;

– evite bloquear a área em volta da boca, como por exemplo, colocar a mão, ou obstruí-la com o uso do microfone, pois pode impedir a visualização da articulação de suas expressões;

– evite caminhar na sala enquanto realiza explicações, para a garantia da leitura labial;

– garanta que a estudante com deficiência auditiva possa ocupar cadeiras da primeira fileira da sala de aula, para possibilitar a leitura labial;

– evitar comentar o conteúdo enquanto estiver de costas ou escrevendo na lousa, lembre-se de que ela precisa visualizar seus lábios;

– disponibilize, com antecedência, cópias dos recursos visuais que serão utilizados em aula, assim como uma lista de nomenclaturas e ementas de suas disciplinas, para auxiliar o acompanhamento dos conteúdos;

– certifique-se que datas e informações importantes sejam entendidas pela estudante;

– ressaltamos a importância da permissão na utilização de recursos tecnológicos pelos estudantes com deficiência, tais como: gravador; receptor e transmissor auditivo, notebook, entre outros e solicitamos que permitam a gravação de suas aulas;

– se utilizar vídeos e músicas, ofereça legenda simultâneas

– quando for realizar seminários e/ou discussões em grupo, atente-se para a questão de posicionamento dos integrantes, sugere-se que fiquem em círculos favorecendo a visualização de todos os participantes.

– é importante lembrar que os estudantes não podem falar ao mesmo tempo, lembre-se que o estudante precisa fazer a leitura labial;

– atente-se para a questão da luz, seja de janelas ou de outras fontes, pois o reflexo pode obstruir a visão e atrapalhar a leitura labial;

– o estudante com deficiência auditiva tende a falar alto, se isso ocorrer, fale para ele, com gentileza e respeito, que ele está falando alto;

– sugerimos que nas provas discursivas e de redação, seja valorizado o aspecto semântico do texto sobre o aspecto formal.

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