Respeitando o Estudante com Deficiência Física
“Para entender a pessoa que tem uma deficiência, é preciso enxergar a pessoa e não a sua deficiência.”
Deficiência física
É a alteração completa ou parcial de uma ou mais partes do corpo humano, como a paraplegia, tetraplegia, amputação, deformidades congênitas ou adquiridas, nanismo e paralisia cerebral, entre outros exemplos.
Dicas de interação
A pessoa com deficiência física ou mobilidade reduzida geralmente faz uso de equipamentos como cadeira de rodas, muletas, bengalas ou andadores.
Algumas estratégias para o desenvolvimento de comunicação e apoio às atividades acadêmicas do(a) estudante com deficiência física:
– ofereça ajuda e aguarde que ele(a) diga como proceder;
– não movimente a cadeira de rodas sem antes pedir permissão e perguntar como deve proceder;
– organize a sala de aula de forma a que permita a mobilidade do estudante em cadeira de rodas e também facilite a locomoção de estudante com muletas;
– observar se há mobiliário adequado (mesa e cadeira) em que o(a) estudante possa manter postura satisfatória.
– termos como “andar” e “correr” podem ser utilizados normalmente, pois as pessoas com deficiência física também empregam essas mesmas palavras;
– a pessoa com paralisia cerebral pode apresentar alguma dificuldade na comunicação; no entanto, na maioria das vezes o seu raciocínio está intacto. Caso não compreenda o que diz, peça que repita ou escreva, respeitando o ritmo de sua fala;
– incentivar momentos de interação. A participação do estudante em atividades de discussões com o grupo e com o(a) professor(a) auxiliam a alcançar um maior grau de concentração e aprendizagem