Comunidade acadêmica conta com política para prevenção e enfrentamento ao assédio

Estudantes, professores, técnicos e trabalhadores terceirizados contam com um instrumento importante na prevenção e enfrentamento do assédio moral e sexual na Universidade. Instituída em 2019, a Resolução nº 245 completa um ano em dezembro e dispõe sobre formas de evitar, bem como acolher a vítima, como deve ser feito o registro, a mediação, apuração e sanções de práticas desta natureza.

Além de descrever o que pode ser considerado assédio moral e sexual, a resolução também lista situações caracterizadas como práticas de assédios. “A Política de prevenção e enfrentamento do assédio moral e sexual na UFMS tem como objetivo promover a qualidade de vida nas relações de trabalho e estudo, garantindo que essas atividades ocorram de forma mais harmoniosa e sem ameaças. É importante destacar que atitudes que se distanciam desses aspectos devem ser analisadas e revistas, por meio das ações de mediação, ou apuradas e punidas, quando da constatação dos abusos”, destaca a psicóloga e chefe da Divisão de Saúde (Disau), da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis, Ana Lúcia Martins de Souza.

Para maiores informações, clique na imagem abaixo: