[Fundo cinza, símbolos na cor azul e letras na cor preta. No centro o símbolo da acessibilidade, escolhido pela ONU,  figura simétrica conectada por quatro pontos a um círculo, representando a harmonia entre o ser humano e a sociedade, e com os braços abertos, simbolizando a inclusão de pessoas com todas as habilidades, em todos os lugares.

Entre o símbolo da acessibilidade;

Sobre o lado esquerdo o símbolo do idoso (NBR 9050), abaixo do lado esquerdo símbolo da deficiência física-cadeirante (NBR 9050), sobre o lado direito símbolo da deficiência auditiva (NBR 9050), abaixo do lado direito símbolo da deficiência visual.

Entre o símbolo da acessibilidade e os símbolos citados acima, há algumas palavras no lado esquerdo, conhecimento, acessibilidade e inclusão, no lado direito respeito formação e informação].

 

Tenho um aluno Deficiente Auditivo!! O que eu faço?

A pessoa com deficiência auditiva usa a língua portuguesa para se comunicar, porém nem sempre o aparelho auditivo permite a compreensão das palavras emitidas.

Então como eles conseguem entender o emissor?

Muitos Deficientes Auditivos realizam a leitura labial ou utilizam do recurso da legenda (nos casos de vídeos).

Algumas dicas para utilizar na sala de aula são:

  • Se utilizar vídeos, ofereça legenda simultânea.
  • Durante a explanação da disciplina ou uma simples conversa, posicione-se à frente da pessoa.
  • Evite falar enquanto estiver de costas para a pessoa com deficiência auditiva.
  • Se usar música, providenciar a letra para a pessoa.

Lembre-se, o aluno com deficiência auditiva tem capacidade de aprender tanto quanto os outros alunos presentes em sala.

 

Tenho um aluno Surdo!!! O que eu faço?

A pessoa surda usa a Língua Brasileira de Sinais para se comunicar. A Língua Portuguesa é sua segunda língua, portanto nem sempre todas as palavras fazem parte de seu vocabulário. ­­

Então como eles conseguem entender o emissor?

No caso dos alunos surdos, faz-se necessário a presença do Intérprete de Libras nas aulas teóricas, práticas e demais atividades acadêmicas (por exemplo, monitorias).

Algumas dicas para utilizar na sala de aula são:

  • Se utilizar vídeos, ofereça legenda simultânea.
  • Durante a explanação da disciplina, não escreva no quadro ao mesmo tempo, pois o aluno recebe todas as informações pela visão. Sendo assim, ele precisa visualizar o intérprete (no momento da explicação do professor) e o quadro (para copiar o texto) em momentos distintos.
  • Durante a prova, o intérprete estará presente para, apenas, traduzir as questões e suas alternativas.
  • Sempre que for direcionar alguma pergunta ou qualquer fala, faz-se ao aluno. O Intérprete estará presente para mediar as duas línguas envolvidas.
  • Se usar música, providenciar a letra para acompanhar.

Lembre-se, o aluno surdo tem capacidade de aprender tanto quanto os outros alunos presentes em sala.

A SEAAF está à disposição para qualquer informação!

Email: seaaf.proaes@ufms.br

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