Atendimento em Saúde

Atendimento Psicológico

Conheça o Portal Saúde Mental na UFMS.

O Atendimento Psicológico realizado na UFMS é um espaço de escuta aberto à diversidade e à pluralidade de demandas, como uma possibilidade de acolhimento do estudante e de seu sofrimento.

Neste contexto acadêmico, o Atendimento Psicológico trata especificamente de dificuldades de adaptação pontuais e de situações que não demandam uma abordagem de longo prazo.

Objetivo:

O objetivo fundamental da ação é o atendimento em caráter preventivo, precoce e eficiente, abrangendo o público-alvo.

Público-alvo:

Estudantes regularmente matriculados da UFMS (de graduação, pós-graduação e residência).

Metodologia e fluxos:

O usuário deve acessar o Formulário para Solicitação de Atendimento em Psicologia. As informações alimentarão um banco de dados que será utilizado pelos profissionais atendentes para agendamento de atendimentos presenciais ou por meio de tecnologias de informação e comunicação, privilegiando os dispositivos da plataforma Google por meio de seu contrato com a UFMS para preservar os dados tanto do usuário do serviço (acadêmicos da UFMS) quanto do profissional atendente.

Os estudantes são atendidos pelos profissionais lotados na Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Campi da UFMS.

Durante o atendimento, são realizados o acolhimento, a escuta, a orientação e, sendo possível, o encaminhamento de casos mais graves para o acompanhamento específico nas redes de apoio psicossocial da UFMS ou da cidade na qual o usuário se encontra.

O Atendimento Psicológico funciona conforme disponibilidade de agenda dos profissionais atendentes. Todos os profissionais seguem as normatizações do Conselho Federal de Psicologia.

Outros atendimentos em Saúde

A Secretaria de Atenção à Saúde do Estudante (SEASE) tem entre suas atribuições o desenvolvimento de ações de atenção à saúde dos estudantes da UFMS, visando à melhoria da qualidade de vida no ambiente universitário.

Os atendimentos são realizados em forma de encaminhamentos e parcerias com instituições e setores internos e externos à UFMS e estão sujeitos à disponibilidade, triagens, filas e/ou listas de espera, conforme o caso.

Para solicitar informações sobre o atendimento em saúde, entre em contato com a Secretaria de Atenção à Saúde do Estudante (SEASE) na Cidade Universitária (Campo Grande) ou com as Unidades de Apoio para Assuntos Estudantis (UAP-AE) nos Câmpus.

Para obter mais informações, ligue nos telefones (67) 3345-7918/7018/7135 ou encaminhe e-mail para sease.proaes@ufms.br.