Atendimento em Saúde

Atendimento Psicológico

O Atendimento Psicológico no período de pandemia é definido como um tempo e um espaço de escuta aberto à diversidade e à pluralidade de demandas, como uma possibilidade de acolhimento do usuário e de seu sofrimento.

Para este momento, o Atendimento Psicológico trata especificamente de situações que não demandam uma abordagem de longo prazo e de dificuldades de adaptação pontuais, especialmente relacionadas às dificuldades acadêmicas, ao isolamento social e ao período de quarentena.

Objetivo:

O objetivo fundamental da ação é o atendimento em caráter preventivo, precoce e eficiente, abrangendo o público-alvo.

Público-alvo:

Estudantes da UFMS (de graduação, pós-graduação e residência).

Metodologia e fluxos:

O usuário deve acessar link.ufms.br/atendimentopsiestudante para o preenchimento de informações iniciais e contatos. As informações alimentarão um banco de dados que será utilizado pelos profissionais atendentes para contato com os usuários e agendamento de atendimentos por meio de tecnologias de informação e comunicação, privilegiando os dispositivos da plataforma Google por meio de seu contrato com a UFMS para preservar os dados tanto do usuário do serviço (acadêmicos da UFMS) quanto do profissional atendente.

Durante o atendimento, são realizados o acolhimento, a escuta, a orientação e, sendo possível, o encaminhamento de casos mais graves para o acompanhamento específico nas redes de apoio psicossocial da UFMS e da cidade na qual o usuário se encontra.

Os estudantes são atendidos pelos profissionais lotados na Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Campi da UFMS.

O Atendimento Psicológico funciona conforme disponibilidade de agenda dos profissionais atendentes. Todos os profissionais seguem as normatizações do Conselho Federal de Psicologia para o atendimento psicológico online, especialmente o disposto na Resolução CFP 11/2018, que autoriza a oferta de serviços on-line e a Resolução CFP 1/2009, sobre a obrigatoriedade do registro dos serviços psicológicos prestados.

 

Outros atendimentos em Saúde

A Secretaria de Atenção à Saúde do Estudante (SEASE) tem entre suas atribuições o desenvolvimento de ações de atenção à saúde dos estudantes da UFMS, visando à melhoria da qualidade de vida no ambiente universitário.

Os atendimentos são realizados em forma de encaminhamentos e parcerias com instituições e setores internos e externos à UFMS e estão sujeitos à disponibilidade, triagens e/ou listas de espera, conforme o caso.

Para solicitar informações sobre o atendimento em saúde, entre em contato com a Secretaria de Atenção à Saúde do Estudante (SEASE) na Cidade Universitária (Campo Grande) ou com as Unidades de Apoio para Assuntos Estudantis (UAP-AE) nos Câmpus.

Para obter mais informações, ligue nos telefones (67) 3345-7918/ 7018 / 7135 ou encaminhe e-mail para sease.proaes@ufms.br.